Antes de vestir a batina, Padre Rodrigo Vieira vestiu o uniforme da Seleção Brasileira. A disciplina do atleta, longe de competir com a fé, preparou o terreno para ela. O esporte, quando bem vivido, é uma escola de virtude, de superação e de reconciliação com o próprio corpo.
Do decatlo ao seminário
Poucas trajetórias unem o estádio e o santuário de modo tão eloquente quanto a de Padre Rodrigo Vieira, convidado do episódio 116 do Anima Podcast. Antes de ser pároco, psicólogo clínico e mestre em psicanálise, ele foi atleta de alto rendimento das categorias de base do atletismo brasileiro, disputando o decatlo — a prova combinada de dez modalidades, corridas, saltos e lançamentos distribuídos em dois dias exaustivos de competição. Chegou a representar o Brasil em campeonatos sul-americanos e pan-americanos, treinando no antigo estádio Célio de Barros, no Maracanã.
A ponte entre a pista e o altar não foi abstrata: começou de maneira quase banal. Um seminarista esportista, o Padre Fábio, o convidava para correr de manhã. Correndo lado a lado, o jovem Rodrigo descobriu que padre também corre, que a vida consagrada não exigia negar o corpo nem o vigor. Aquele detalhe — um sacerdote que calçava tênis e ia à pista — desfez uma barreira estética e abriu, sem alarde, a porta de uma vocação. Deus muitas vezes se serve das coisas mais concretas para chamar.
Uma escola de disciplina, sacrifício e maturidade
O que o esporte de alto rendimento formou naquele adolescente, ele mesmo reconhece com gratidão: disciplina, temperança, domínio de si. Aos 17 e 18 anos, não podia sair à noite, não podia beber, precisava dormir bem, seguir nutricionista e acompanhamento psicológico, viajar semanas seguidas para longe de casa. No decatlo, prova individual dentro de uma equipe, era ele sozinho na pista quem tinha de manter a cabeça e regular as próprias emoções. Essa exigência não o endureceu — amadureceu-o. Quando anunciou aos pais que deixaria salário e carreira para entrar no seminário, foi essa maturidade forjada no esporte que os fez confiar.
Aqui o esporte toca uma verdade que a fé cristã sempre soube: o corpo é caminho, não obstáculo. São Paulo já comparava a vida cristã à corrida do estádio — "corri como se deve, guardei a fé" — e exortava o atleta a correr para ganhar o prêmio incorruptível (1Cor 9, 24-27). A ascese esportiva, o treino que renuncia ao imediato em nome de um bem maior, é uma preparação natural para a ascese espiritual. Quem aprende a dizer não ao próprio cansaço em nome de uma meta na pista está, sem saber, sendo educado para dizer sim a Deus.
O corpo como dom, contra a ditadura da imagem
No mesmo episódio, Padre Rodrigo — agora falando como profissional de saúde mental — descreve o reverso trágico: uma cultura obcecada pela imagem, que sequestra o corpo do seu sentido. Ele fala das novas patologias que atende e observa entre os jovens: a vigorexia, os transtornos alimentares, a automutilação, os procedimentos estéticos sem limite, o botox precoce apresentado como "prevenção", a busca de uma juventude eterna que a finitude sempre desmente. Por trás disso, diz ele, há uma "ditadura da positividade": as redes sociais exibem uma felicidade encenada — o influenciador que aluga o carro só para a foto, a viagem que durou um café da manhã — e o jovem, comparando sua vida real com essa vitrine, conclui que só ele sofre.
O esporte bem vivido é o antídoto exato dessa distorção. Onde o culto da imagem trata o corpo como objeto a ser exibido e corrigido, o esporte o trata como dom a ser cultivado e integrado. O corpo do atleta não é uma foto: é suor, esforço, limite aceito, alegria de existir. É o que o Concílio Vaticano II chama de reconhecer o homem como unidade de corpo e alma (Gaudium et Spes, 14). Cuidar-se é bom, e o próprio padre o afirma; mas há um limite, e esse limite é a verdade da nossa finitude — a dimensão do eterno que nenhuma cirurgia alcança.
Da pista à vida espiritual: correr para o prêmio que não perece
Há uma continuidade profunda entre a lógica esportiva e a lógica evangélica, e Padre Rodrigo a encarna. Ambas repousam sobre o sacrifício, sobre a saída de si. Ele descreve uma sociedade que perdeu o sentido de doar-se, citando o filósofo Byung-Chul Han e sua análise do "inferno do igual": o eu que só quer aquilo que o amplia e não consegue acolher o diferente. A cruz, nesse horizonte, parece loucura. O esporte, por sua vez, ensina que vale a pena sofrer por um bem que só se alcança adiante — e essa gramática do esforço prepara o coração para entender que a felicidade não é um pote de ouro no fim, mas movimento, vida, processo, coisas simples acontecendo.
São João Paulo II, ele mesmo esportista, ensinou que o esporte pode educar as virtudes humanas mais profundas: lealdade, perseverança, amizade, solidariedade, respeito. Bento XVI lembrava que a disciplina do corpo serve à liberdade do espírito. A Igreja não desconfia do estádio — ela o vê como possível pórtico para o transcendente, desde que o esporte não vire ídolo. O testemunho de Padre Rodrigo mostra o caminho: o mesmo rapaz que treinava no Maracanã ia do treino direto para a missa, e da competição para uma atividade da paróquia. Corpo e alma, pista e altar, na mesma vida.
Caminhos práticos para o cristão
Para o leitor, algumas pistas concretas. Primeiro, recuperar o esporte como escola de virtude, não de vaidade: praticar uma atividade física com regularidade não para se exibir, mas para cultivar a temperança, a constância e a gratidão pelo corpo que Deus nos deu. Segundo, oferecer o esforço: cada treino, cada renúncia, cada limite aceito pode tornar-se oração, unido ao sacrifício de Cristo.
Terceiro, para pais e educadores, valer-se do esporte como o próprio padre valeu-se dele — um terreno onde o jovem aprende disciplina, limite e o sadio "não" que também é forma de cuidado. E, sobretudo, jamais separar o cuidado do corpo do cuidado da alma: a vida sacramental, a oração e a comunidade são, como insiste Padre Rodrigo, também recursos de saúde e de maturidade. Correr faz bem; correr rumo ao prêmio que não perece faz infinitamente melhor.
O mesmo rapaz que treinava no Maracanã ia do treino direto para a missa: corpo e alma, pista e altar, na mesma vida.