Longe de ser inimigo da fé, o bom humor pode ser porta de entrada para o Evangelho. No episódio com Fábio Borges, o Anima descobre que a alegria cristã e a leveza de rir de si mesmo são profundamente católicas.
Humor e religião combinam mesmo?
A pergunta que dá título ao episódio #26 do Anima parece provocadora, mas a resposta que emerge da conversa com Fábio Borges é serena e luminosa: sim, combinam — e mais do que isso, precisam um do outro. Fábio, que foi dentista por dezessete anos e hoje vive em Portugal como palestrante de desenvolvimento humano, começou sua caminhada na fé pela Renovação Carismática e, ao mesmo tempo, cultivava o stand up comedy. Quando o gênero explodiu no Brasil, ele percebeu que não conseguia frequentar os shows: o tom apelativo, as piadas de baixo calão, tudo o deixava desconfortável. Em vez de simplesmente abandonar aquilo de que gostava, fez uma pergunta libertadora: por que não um stand up católico?
O resultado foi um humor de cunho catequético e evangelizador, nascido das pequenas cenas do cotidiano da fé — o sinal da cruz feito às pressas na frente da igreja, a hesitação de quem não sabe se recebe a comunhão na mão ou na boca, o aperto de mão nervoso no fim do Pai Nosso. Fábio ri dessas cenas não para zombar de ninguém, mas para reconhecer nelas a humanidade partilhada de todos os que estão aprendendo a rezar. Como ele mesmo diz, o riso aproxima.
Rir de si mesmo, humanizar o erro
Um dos fios mais tocantes da conversa é o modo como Fábio narra seus próprios tropeços. A primeira leitura feita sem preparo, entrando na procissão de entrada sem saber o rito. O dia em que, como Ministro da Consolação e Esperança no cemitério, trocou o nome do falecido e rezou por uma irmã que na verdade era um irmão — e depois quase inundou o caixão de água benta por causa de um dosador esquecido. Contadas com graça, essas histórias carregam uma teologia discreta e séria: errar faz parte, e está tudo bem errar. O humor tem o poder de humanizar, de trazer à tona a nossa vulnerabilidade sem nos esmagar.
Aqui Fábio toca numa ferida comum entre católicos praticantes: a tendência de sermos nosso próprio carrasco. Culpabilizamo-nos em excesso, vitimizamo-nos, levamo-nos a sério demais, justamente quando Deus está de braços abertos para nos acolher. O bom humor, nesse sentido, não é fuga nem irreverência — é a graça de olhar para os próprios limites com misericórdia. Quem aprende a rir dos próprios erros aprende também a acolher os erros dos outros. É um caminho concreto de crescimento humano e espiritual: leveza consigo mesmo abre espaço para a leveza com o próximo.
A alegria como marca do cristão
Fábio faz uma distinção importante: quando fala de humor, não fala apenas de comédia. Fala de bom humor, de boa disposição, de um olhar mais leve sobre a vida. E esse olhar tem raízes profundas na fé. Deus é amor, e Deus é alegria. O cristão é, por vocação, uma pessoa feliz — não com a euforia superficial que o mundo vende, mas com a alegria serena de quem se sabe amado. No episódio, os anfitriões e o convidado lembram uma cena real: uma senhora que, durante anos, rezou de forma triste e compenetrada, convencida de que só assim Deus a ouviria, até descobrir que a oração podia ser leve e alegre. Essa descoberta mudou sua vida de fé.
O Magistério confirma essa intuição. O Papa Francisco, na exortação Evangelii Gaudium, insiste que a alegria do Evangelho enche o coração de quantos se encontram com Cristo, e adverte contra os cristãos de rosto de sexta-feira santa. Bento XVI já ensinava que a fé não subtrai nada à beleza e à alegria da vida. Rezar o terço ou o Ofício com bom humor não diminui a reverência — pelo contrário, revela a intimidade filial de quem se sente em casa diante do Pai. É importante frisar, como o episódio faz com cuidado, que brincar com as experiências do grupo de oração não é banalizar o Espírito Santo. O Seminário de Vida no Espírito é algo sério, que todo católico deveria conhecer. Rir das cenas humanas dessa caminhada é celebrá-la, não desprezá-la.
Do palco à vida: o humor a serviço do outro
A trajetória de Fábio ensina que o humor amadurece quando deixa de estar centrado em si e se volta para o outro. Ao levar seu stand up a Portugal, ele aprendeu na prática que o que é piada num lugar não é em outro: o luto, por exemplo, era terreno intocável para o público português. Essa experiência o formou como comunicador. No palco, dizia aos seus alunos, se você está preocupado com o que vão pensar de você, já rompeu o vínculo com quem o escuta. O foco não pode ser em mim, mas na mensagem que sirvo ao outro. O humor entra como quebra de gelo, como ponte, como criação de conexão — nunca como fim em si mesmo.
Essa lógica de descentramento atravessa toda a vida de Fábio, inclusive nos momentos mais duros. Quando o filho João Rafael, ainda bebê, recebeu o diagnóstico de diabetes tipo 1 quase em coma, o instinto de gratidão e de ação — treinado por anos de estudo de resiliência — o ajudou a sair da murmuração e a agradecer pelo diagnóstico a tempo, pela vaga no hospital, pela família que o sustentava. Vale um alerta responsável, que o próprio episódio faz: sinais como sede e urina excessivas, moleza e perda de apetite merecem avaliação médica, e nenhum humor substitui o cuidado clínico. Mas a mesma leveza que faz rir de um erro na leitura é a que sustenta o coração diante da dor. O bom humor, no fim, é uma forma de esperança encarnada.
O humor não é o oposto da reverência: é a leveza de quem se sabe amado e aprende a rir de si mesmo sem deixar de rezar.
Episódios que inspiram este texto

